terça-feira, 20 de outubro de 2009

Let the adventure begin!

Ora bem, parece que finalmente este blog vai ganhar uma nova e muito mais interessante Vida! A Qatar Airways achou que eu podia ser uma boa hospedeira de bordo, apesar da minha pequenina escolióse e do meu grande mau feitio. Inshallah não se arrependam.

Assim sendo, parto dia 23 de Outubro para Doha - Qatar - onde ficarei a viver durante os próximos 3 anos (pelo menos farei os possíveis para não ser expatriada antes do tempo). Não é certo que consiga actualizar este blog com muita frequência nas primeiras 2/3 semanas, mas prometo que a partir daí as novidades serão frequentes. O objectivo geral será mostrar aos meus amigos (por sinal bastante cuscuv...curiosos) o que andarei eu a fazer por terras árabes, e o objectivo particular assegurar à minha família (avó em especial) que sim, estou a alimentar-me bem, tomo pequeno-almoço, como fruta e sopinha ;)

Posto isto, vamos às questões mais repetidas...


1. "Doha? Isso é na América?"

Doha é a capital do Qatar (Dawlat al Qatar), uma península relativamente pequena (sublinhe-se que os países não se medem aos palmos!) situada na costa Noroeste da Península Arábica, junto ao golfo Pérsico, fazendo fronteira terrestre a Sul com a Arábia Saudita e os EAU, e fronteira marítima com o Irão, a Norte, e com o Bahrein, a Oeste.

Nota: Quando não estiver em Doha, poderei estar em qualquer um dos pontinhos assinalados no mapa (YAY!)


2. "Hospedeira? Andaste tu a estudar para andar a servir cafés?"

Infelizmente a profissão de Assistente de Bordo ainda é frequentemente associada a "bonecas" que são uma espécie de "empregadas de café" bem fardadas e sorridentes. É uma visão limitada e pequenina. Antes de mais, as assistentes de bordo são a imagem da Companhia e trabalham no ar com a missão específica do salvamento. Desengane-se quem pensa que a formação de uma Assistente de Bordo passa apenas por aprender a pentear-se e perguntar com o maior sorriso do mundo: "Chá? Café?". Pois pasmem: na formação aprende-se (pelo menos na Qatar Airways) a combater um incêndio, actuar em situações de emergência, detectar doenças e até a fazer um parto. Obviamente que também se aprende a servir, eu pelo menos enquanto passageira não gosto particularmente de ser atentida por uma matrafona mal-humurada que me despeje sumo de maçã em cima (o que não seria inédito).
Além disso, quem me conhece sabe que não há nada que me faça mais feliz do que viajar. Quem quer ver a Ana (Marques para uns, Abreu para outros) com um sorriso de orelha a orelha, é vê-la sentadinha num avião prestes a descolar. Óbvio que trabalhar a bordo não é fazer turismo...tenho a certeza que muitas vezes vai ser tão chato e cansativo que vou ter vontade de "abrir uma janela" e saltar. Still, não consigo pensar em outra profissão que me garanta mais possibilidades de (mais do que viajar) ver o Mundo e contactar com pessoas de todas as culturas. Vamos lá ser sinceros: eu aceitava fazer este trabalho até de graça!

3. "Porquê a Qatar Airways?"

A Qatar Airways voa para mais de 80 destinos e é uma das 6 companhias aéreas com 5 estrelas da Skytrax pelo seu excelente serviço. Em 2006 foi eleita como detentora da melhor tripulação do Médio Oriente e como a 4.º melhor companhia aérea do mundo. No ano seguinte a sua primeira classe foi eleita como a melhor do mundo.
Hmm...preciso de dizer mais alguma coisa? ;)


4. "Não vais ter saudades da família, dos amigos?E o teu namorado?"

Saudades? Claro que não! Eu sou uma aventureira nata, uma alma desprendida, um coração de pedra!! ...
........Mentira. Vou "morrer" de saudades. Vou chorar provavelmente durante 999 noites consecutivas. Faltam 4 dias para partir e o meu coração já tá do tamanhinho de uma ervilha. Vou sentir a falta da minha casa, da companhia do meu velhote Bigodes, do mau feitio do meu pai e da minha mãe a falar demasiado alto. E até dos cães a ladrar tooooda a noite. Saudades de olhar para a minha bisa sentada no banco a tricotar. Da minha avó a queixar-se de alguma coisa. Da minha Madrinha a entrar pela porta da sala. Do Hugo sentado no sofá o fim-de-semana inteiro a jogar qualquer coisa no computador. De passar a manhã a falar com a Cyndi (aka Kangurua) no MSN. De passar uns dias em Lisboa, jantar no chinês com o Márcio e com a Rita, fazer compras na H&M do Chiado, passar no Estado-Maior para matar saudades do pessoal do GABCOOP e almoçar na messe com a Leonor. Saudades de conhecer a Europa com a Pinguina, rir com as parvoíces do Paulo. Reencontrar grandes amigos, daqueles que nos gravam DVDs de despedida pela manhã com o ABC da Ana ;). Abraçar a Joana enquanto ela me pisa.
E quando as saudades forem insuportáveis, pensar que as pessoas que amo estão sempre comigo, guardadas no coração. Portanto toca a animar, levantar a cabeça e continuar a concretizar o meu sonho. That's it.

11 comentários:

  1. Bem, é melhor eu comentar isto antes que alguém me fuzile. :P
    Gostei muito do formato estilo entrevista em que colocaste o teu post, acho muito original, interessante e deveras apelativo. Permite-me discordar apenas de duas piquenas coisas, o facto do mapa nao dar pa ver nada! lol e o facto de estares a usar palavras em estrangeiro no meio do nosso belo português.
    Agora vou-me deixar de merdas, e dizer Gaja, obrigadão por teres falado em mim, também vou ter muuuuuuuuuiiiiiiiiiiitas saudades tuas, dos teus mau feitios a mandar vir por causa da Barbie, dos médicos, dos gajos do air cargo, enfim, desses chatos todos que tiveste de aturar nos últimos meses, mas que agora, ao olhar para trás deves pensar: Valeu a pena!
    Desejo-te toda a sorte do mundo, porque mereces isso e muito mais. E quero ver posts actualizados aqui, sempre que puderes, para que possamos conhecer melhor essa pérola do Médio Oriente. lol
    Beijokas mt gandes!!

    ResponderEliminar
  2. Oh diabo... das pizas não vais ter saudades...

    ResponderEliminar
  3. Nunca te esqueças que deixas aqui pessoas que te amam... Tu ocupas um lugar muito especial na minha vida, tu sabes. Vou morrer de saudades tuas... Ti amu*** SEMPRE :´(

    ResponderEliminar
  4. ola aninhaaasss!! antes de mais desculpa nao ter dito nada antes... fikei sem net... bahhh treta!!! antes de mais muita sorte e força ... é duro tar longe mas fogo pah... tds nos te conhecemos e tu es capaz... !!!
    bjo forte e muita sorte :D
    patricia q.

    ResponderEliminar
  5. Ola Ana. Queria fazer-te uma perguntas sobre o trabalho de cabin crew na Qatar. So me faltam apresentar os exames médicos e se tudo correr bem, la vou eu :)
    Podes dar-me o teu email para falarmos?
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, deixa-me mensagem com o teu email em http://www.facebook.com/home.phpsk=h#!/ana.marques.abreu?ref=profile

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana!!

    Como estás??
    Chamo me Helena Pedro, sou de Lisboa e fui selecionada para fazer os exames medicos para a Qatar.
    Li o teu blogue, e, como tu, também tenho escoliose portanto estou com um pouco de receio de ir fazer os exames todos a pagar um balurdio, para depois nao ser selecionada :s
    Apresentaste o relatorio de Cobh? Que valores tinhas???
    Tens ideia até que valores aceitam?
    E podes dizer me onde fizeste os teus exames sff??
    Muito muito obrigada pela tua ajuda e desculpa lá pela melguice.

    Helena Pedro
    O meu email é helenacristinapedro@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Ola Ana. Estou a pensar mandar cv para a qatar airways. Podes me dar umas dicas ? Se puderes agradecia imenso. O meu mail é filipalamas@hotmail.com. Obrigadao��

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipa, podes encontrar algumas dicas no meu novo blog (este já não é actualizado) http://not-so-marvelous-life.blogspot.pt na secção "Come Fly with Me" - http://not-so-marvelous-life.blogspot.pt/p/come-fly-with-me.html Qualquer questão podes entrar em contacto comigo por lá! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana, ando a algum tempo a pesquisar na Internet sobre ser assistente de bordo vs ter uma escoliose. E vim parar a este blog, ja tentei pesquisar pelo teu outro blog mas não consigo ter acesso. Precisava de te colocar algumas questões, uma delas é o grau da tua escoliose... Quero muito ser AB mas com esta pequena grande limitação começo a por a hipótese de fazer a operação a coluna.... Espero que me possas responder :)

    ResponderEliminar

Diga de sua justiça!